*Da Redação, com informações do G1
redacao@portalibahia.com.br
Foto: Eduardo Bresciani/G1

Mais de 1,1 milhão de universitários devem participar da edição deste ano do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As provas serão aplicadas neste domingo (8), a partir das 12h (horário da Bahia), 13h no horário de Brasília, em 997 municípios brasileiros. No total, são esperados 1.103.173 estudantes: 681.206 ingressantes e 421.967 concluintes.
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), o Enade é usado como um dos indicadores de qualidade do curso. Ele integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que leva em conta ainda a avaliação institucional e dos cursos de graduação.
Salvador terá frota máxima próximo domingo (08)
MPF diz que não houve fraude na prova do Enade
Tire abaixo as suas dúvidas sobre o exame:
1 - Quem precisa fazer o Enade neste ano?
A prova é obrigatória para todos os estudantes ingressantes e os concluintes das áreas que serão avaliadas. Os ingressantes são aqueles que tiverem feito entre 7% e 22% da grade curricular até 1º de agosto. Não importa se o estudante está no primeiro ou no segundo ano do curso. São considerados concluintes os que tiverem feito 80% da grade até essa data.
2 - Quais áreas serão avaliadas?
Estão convocados alunos dos cursos de administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo. Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.
3 - E se o estudante não fizer a prova?
Ele não receberá o diploma. A emissão do documento depende da presença no Enade.
4 - Há alunos que estão dispensados do Enade 2009?
Estão dispensados os estudantes que tiverem colado grau até o dia 31 de agosto ou que, no dia da prova, estiverem estudando fora do Brasil numa instituição conveniada com o seu curso, além dos alunos de instituições que não participam do Enade, como a Universidade de São Paulo (USP).
5 - De que maneira o estudante pode checar se precisa fazer a prova?
É preciso acessar o site
http://www.inep.gov.br ou pelo ligar para o telefone do programa Fala Brasil (0800-616161).
6 - Como há estudantes do ano passado que não fizeram o Enade e mesmo assim conseguiram o diploma?
Até o ano passado, apenas uma parte dos ingressantes e concluintes era convocada por meio de sorteio. A regra mudou neste ano.
7 - É possível mudar o local de prova?
O Inep não permite a alteração do local de prova. Consulte aqui onde fará o exame.
8 - O que levar no dia da prova?
Caneta esferográfica de tinta preta, documento de identidade com foto e o questionário socioeconômico respondido, que o candidato deverá ter recebido com o Cartão de Informação do Estudante, enviado pelo MEC. O preenchimento do questionário não é obrigatório e não haverá problema se o candidato não entregá-lo.
9 - E se candidato não tiver recebido o Cartão de Informação do Estudante? Para que ele serve?
O cartão informa o local onde o candidato fará a prova. No entanto, essa informação pode obtida no site
http://www.inep.gov.br ou pelo telefone do programa Fala Brasil (0800-616161). No lugar do cartão, ele deve levar um documento de identificação com fotografia.
10 - Que horas o exame começa? Qual o horário recomendado para chegar ao local de prova?
A prova começa a ser aplicada às 12h (horário da Bahia), às 13h da Brasília. A orientação é chegar às 11h15 para ter tempo de localizar a sala e assinar a lista de presença. Não vai ser permitida a entrada de retardatários.
11 – Quanto tempo dura a prova? Existe tempo mínimo para ficar na sala de prova?
A duração é de quatro horas. Em 2008, o estudante deveria ficar pelo menos uma hora e meia na sala de prova. Neste ano, porém, a informação não consta do manual do candidato.
12 - Ingressantes e concluintes fazem a mesma prova?
Será aplicada uma prova única. A ideia é justamente poder comparar o quanto a instituição agregou ao candidato em relação às competências e habilidades, além dos conhecimentos na formação. A análise dos resultados serve como orientação para as instituições avaliarem se o curso precisa de ajustes ou revisões curriculares.
13 - Qual é o formato da prova?
A prova tem 40 questões no total: 10 são de formação geral e 30 de formação específica da área. As duas partes têm questões discursivas e de múltipla escolha.
14 - Qual é o peso das partes da prova?
A parte de formação geral corresponde a 25% da nota e a parte específica, a 75%.
15 – E se o estudante estiver matriculado em mais de um curso que será avaliado?
Ele deverá optar por uma das provas. Depois que fizer o exame, ele precisará mandar uma correspondência ao Inep informando os cursos que frequenta. O Inep, então, deverá emitir uma declaração de presença para que o estudante apresente à coordenação do curso que ele deixou de fazer a prova.
16 - O que acontece se a prova for deixada em branco?
O estudante não será prejudicado. Somente a presença é obrigatória. O resultado não constará do seu histórico porque o exame serve para avaliar o curso e não o aluno.
17 - Quando os resultados serão enviados para as instituições de ensino?
No dia 8 de dezembro, o Inep deve enviar a relação de estudantes em situação regular no Enade 2009 para que as instituições liberem o histórico escolar.
18 – Quando as notas de cada estudante serão divulgadas?
O resultado do exame deve sair dentro de cerca de seis meses. A nota individual poderá ser acessada pela internet.
19 - E se o estudante faltar à prova? Ele poderá justificar?
Quem não fizer a prova terá o diploma retido. Ainda não foram divulgados os procedimentos para justificar a falta. Em anos anteriores, havia um prazo para enviar as justificativas, que eram avaliadas por uma banca.
20 - Como ele poderá regularizar a sua situação junto ao Enade?
O estudante precisará aguardar nova edição do Enade para o seu curso e fazer a prova. O Enade é realizado a cada três anos para cada área.